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Matéria da Revista Exame - MMN x Pirâmide


Veja abaixo a transcrição de parte de matéria publicada na Revista Exame em 09/08/2013.

Enfim, o que difere (mesmo) marketing multinível e pirâmide?

São Paulo – O Brasil está vivendo uma epidemia de pirâmides: atualmente, o Ministério Público investiga mais de 30 empresas por supostamente promoverem o esquema. O caso recente mais notório é o da TelexFREE, que está com bens de seus sócios bloqueados pela Justiça. As empresas se defendem, dizendo que praticam marketing multinível, mas, afinal, o que é isso, e por que é tão difícil diferenciá-lo de uma pirâmide?

Diversas empresas trabalham com um sistema em que produtos são repassados para vendedores que tem uma relação direta com um fornecedor central, como no caso da Natura. As vendas diretas como um todo movimentaram 50 bilhões de reais em 2011, o equivalente a 0,75% do produto interno bruto do país, de acordo com a FGV (Fundação Getúlio Vargas). Mais de 4 milhões de brasileiros estão cadastrados como revendedores.

O marketing multinível é um modelo de venda direta que inclui também o recrutamento indireto de vendedores e participação nos resultados dos recrutados. Não há nada de ilegal nisso. O problema ocorre quando a rede é a própria sustentação do negócio, o que configura pirâmide – ilegal em vários países, inclusive no Brasil e nos Estados Unidos.

Definições

Em linhas gerais, pirâmide é um esquema de marketing multinível sem lastro real – quando o serviço ou produto oferecido ou não existe de fato ou não é a fonte principal dos recursos obtidos pela empresa.

“O marketing multinível estabelece relações contínuas de consumo com pessoas fora da estrutura. Na pirâmide, há um processo restrito aos indivíduos que estão dentro dela, e o que você está comercializando é a troca dos próprios recursos internos”, explica Silvio Laban, coordenador dos cursos de MBA do Insper e professor de marketing.

De acordo com material da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, a pirâmide também se caracteriza pela falta de treinamento para vendedores e ausência de continuidade nos processos. Ao contrário da venda direta legítima, quando há pagamento de impostos e a recompensa é proporcional ao esforço de cada um, na pirâmide ganha mais quem está no topo da hierarquia.

Como não há leis regulamentando a venda em rede no país, os associados da ABEVD se orientam por um código de ética próprio baseado no modelo mundial da World Federation of Direct Selling Association (WFDSA).

De acordo com a Comissão Federal de Comércio, agência do governo americano responsável por coibir práticas anticompetitivas e proteger o consumidor, “se o dinheiro é baseado em vendas para o público, pode ser um esquema de marketing multinível legítimo. Se o dinheiro é baseado no número de pessoas que você recruta e suas vendas para elas, então não: é um esquema de pirâmide”.

Há quem afirme que não existe modelo de marketing de multinível sustentável. Eles apontam números mostrando que a grande maioria dos revendedores nunca consegue lucrar de fato e argumentam que a internet teria tornado obsoleta a ideia de divulgar e distribuir um produto por esse sistema. Mas, pelo menos por enquanto, as agências regulatórias ainda usam a diferenciação.

História

Há controvérsias sobre quando surgiu o conceito de marketing multinível, mas seu primeiro empreendedor de destaque foi o americano Carl Rehnborg. Ele viveu na China nos anos 20, onde começou a formular suas ideias sobre a ligação entre nutrição e saúde, e quando voltou aos Estados Unidos, criou uma linha de suplementos nutricionais que batizou de Nutrilite.

Para vender seus produtos, ele formou uma rede de revendedores e entrou na mira da agência do governo americano responsável pela segurança da comida e de medicamentos, que o impediu de alardear curas milagrosas. Carl Rich DeVos e Jay Van Andel estavam distribuindo a marca havia 10 anos quando fundaram a Amway em 1959.

A empresa vende produtos da Nutrilite até hoje, apesar de ter diversificado seu portfólio para produtos de limpeza e beleza. Em 1979, a Comissão Federal de Comércio ordenou que a Amway parasse com a fixação de preços, mas concluiu que ela não promovia um esquema de pirâmide porque não cobrava taxa de entrada e exigia que os produtos fossem vendidos para consumidores finais e não só dentro da rede de revendedores.



Matéria do Portal UOL - Amway


Matéria destacando o crescimento consistente da Amway na América Latina. Publicado no Portal UOL em 13/12/2013

Amway segue com crescimento consistente na América Latina

SÃO PAULO, 13 de dezembro de 2013 /PRNewswire/ -- A Amway, líder de vendas diretas no mundo, anunciou um aumento de 27% nas suas vendas anuais na América Latina em comparação ao ano anterior. A empresa também registrou um crescimento de 10% no seu número de Empresários..

Nos últimos anos, a indústria de vendas diretas em geral teve um importante desenvolvimento no mundo, registrando aumento de 5,4%* em relação a 2012. Dentro desta tendência mundial, a América Latina é a região que mais progresso obteve com um aumento de 10,4% nas vendas, com destaque para países como Brasil, México e Colômbia.

Para Rossana Sadir, presidente da Amway América Latina, a empresa soube aproveitar o momento e por isto cresceu mais do que o setor. "Uma das principais razões dos nossos resultados é o apoio dado aos Empresários Amway para que desenvolvam o seu negócio." Este apoio tem como base criar negócios equilibrados que dão grande importância tanto à habilidade como à revenda de produtos.

As conquistas alcançadas também foram favorecidas pelo portfólio de produtos que a Amway oferece e a sua aceitação no mercado latino-americano. "A Amway é conhecida por seus produtos inovadores e de alta qualidade", afirma Sadir, acrescentando que nos próximos anos continuarão sendo fortalecidas as marcas e linhas que distinguem a empresa por seu alto prestígio e liderança, como Nutrilite, Artistry e Amway Home.

No Brasil, a ano foi marcado por reestruturação, com prioridade na logística, visando uma estrutura adequada para garantir os planos de expansão no país. Para Odmar Almeida, presidente da Amway no Brasil, os investimentos que estão sendo feitos, cerca de US$ 50 milhões entre 2013 e 2017, impulsionarão o crescimento da empresa no mercado. "Este é o maior que já foi feito nestes 22 anos da Amway no Brasil. Os recursos serão aplicados em logística, produção, lançamento e formulação de novos produtos para o mercado brasileiro", declara o presidente, lembrando que neste ano a empresa inaugurou o seu inédito Amway Business Center, em Curitiba.

*Fonte: World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA).

Sobre a Amway

A Amway é uma das maiores empresas de venda direta do mundo. A Alticor Inc., empresa controladora da Amway, divulgou vendas globais de $ 11,3 bilhões em 2012. Fundada em 1959 e estabelecida em Ada, Michigan, EUA, a Amway oferece produtos de consumo e oportunidades de negócios em mais 100 países e territórios ao redor do mundo.

FOLHA DE DADOS

A AMWAY É UMA DAS MAIORES EMPRESAS DE VENDAS DIRETAS DO MUNDO. FUNDADA EM 1959 POR JAY VAN ANDEL E RICH DEVOS, A AMWAY OPERA EM MAIS DE 100 PAÍSES E TERRITÓRIOS NA ÁSIA, ÁFRICA, AUSTRÁLIA, EUROPA E AMÉRICA.

PESSOAS

A Amway conta com mais de 21.000 funcionários em todo o mundo. Além disso, mais de 3 milhões de Empresários Amway vendem os produtos da companhia ao redor do mundo.

MARCAS E PRODUTOS

Mais de 450 produtos exclusivos e de alta qualidade levam o nome da Amway nas categorias de Nutrição, Beleza e Casa. As marcas Amway™ de maiores vendas são:

NUTRILITE™, a marca de vitaminas e suplementos alimentícios Número 1 em vendas no mundo.

ARTISTRY™, entre as cinco marcas mais prestigiadas de cuidado com a pele de maiores vendas no mundo.*

eSpring™, a marca de sistemas de tratamento de água para cozinha de maior venda no mundo.**

*Fonte: Euromonitor International Limited; www.euromonitor.com/amway-claims.

**Com base no Estudo de Verificação de Mercados das vendas mundiais de 2011.

LEGADO

Em 1959, a Amway lançou um modelo de negócio baseado no poder das relações. O produto originalmente oferecido neste modelo foi o Limpador Líquido Orgânico L.O.C.™, um dos primeiros produtos de limpeza concentrados, biodegradáveis e ecológicos. Desde então, a Amway tornou-se líder mundial nas categorias de nutrição, beleza e casa.

LIDERANÇA EXECUTIVA

A Amway e sua empresa matriz, Alticor, são lideradas por Steve Van Andel como Presidente do Conselho e Doug DeVos como Presidente. Ambos lideraram negócios chave e organizações industriais, tais como a Federação Mundial de Associações de Vendas Diretas, a Fundacão para a Educação em Vendas Diretas e a Câmara de Comércio dos Estados Unidos. A Fundação da Câmara Nacional destacou Van Andel entre os Diretores Líderes Empresariais. Já DeVos é membro do Conselho de Diretores Empresariais do The Wall Street Journal.

INSTALAÇÕES

Os escritórios mundiais da Amway, que ocupam uma área de mais de 279 mil metros quadrados, estão localizados em Ada, Michigan, Estados Unidos. A companhia e suas filiais possuem, administram e operam:

-Instalações de produtos em Ada, Michigan e Buena Park, California, Estados Unidos; Guangzhou, China e Bien Hoa, Dong Nai, Vietnam.

-Fazendas com certificações orgânicas para o cultivo de ingredientes para suplementos alimentícios em Trout Lake, Washington e Lakeview, California, Estados Unidos; Jalisco, México; e Ubajara, Brasil.

-Instalações de distribuição em Ada, Michigan, Estados Unidos; Venlo, Países Bajos; e Busán, Corea.

-Centros de serviço regional compartilhados em San José, Costa Rica; Cyberjaya, Selangor, Malasia; e Zabierzow, Polonia.

PARTICIPAÇÃO NA INDÚSTRIA DE VENDAS DIRETAS

A Amway é membro ativo das associações de vendas diretas regionais e nacionais em todo o mundo. Os executivos da companhia ocupam mais de 50 postos de liderança nas associações e a companhia pertence a mais de 60 organizações regionais da Associação de Vendas Diretas.

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO

A Amway oferece um dos modelos de negócios líderes do mundo para empresários que buscam mais tempo, renda e flexibilidade. A oportunidade de negócio Amway inclui um plano de compensação por vendas multinível, que remunera os Empresários por vender nossos produtos de nutrição, beleza e casa, e se assim quiserem, podem ensinar outros a fazer o mesmo. A Amway apóia os Empresários de todos os níveis de experiência com programas de capacitação que podem ajudá-los a alcançar resultados em todos os aspectos do negócio.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A campanha para a infância AMWAY ONE BY ONE™ reúne os recursos de Empresários e funcionários Amway de todo o mundo para fazer a diferença na vida de crianças em cada mercado em que a companhia atua. Desde que foi lançada em 2003, AMWAY ONE BY ONE levou esperança e oportunidade a 10 milhões de crianças e doou US$ 190 milhões de dólares a causas infantis em todo o mundo. Além disso, foram mais de 2.7 milhões de horas de voluntariado de funcionários e Empresários desde 2003.