Os treinamentos compreendem principalmente as seguintes ferramentas:
- Eventos
- Leitura
- Mídias
Eventos
Importância dos Eventos
Normalmente, as empresas de marketing multinível promovem ou incentivam a realização de eventos com a finalidade de capacitar seus distribuidores para os desafios a serem enfrentados na busca do sucesso no negócio. Esses eventos são semelhantes aos eventos promovidos por empresas do mercado tradicional, ou seja, apresentação de produtos, seminários, congressos, convenções de vendas, etc.
Os eventos são importantes porque a maioria das pessoas são movidas por emoções, as pessoas influenciam e são influenciadas. Muitas pessoas que não entendem o marketing multinível tentam convencer os outros a desistirem dos seus sonhos. Em contrapartida, os eventos são capazes de neutralizar essas influências negativas e fortalecer a confiança no negócio. Por isso recomendamos a sua particição em todos os eventos que a sua empresa e/ou a sua linha ascendente vier a promover.
Os principais objetivos dos eventos são:
- apresentação do plano de negócio;
- associação das pessoas para fortalecimento mútuo
- conhecimento e demonstrações de uso dos produtos;
- desenvolver e melhorar as relações sociais entre os membros da equipe;
- estimular novas ações e comportamentos nas pessoas;
- estratégias para o sucesso empresarial;
- manter a equipe motivada;
- treinamento em vendas;
- troca de experiência.
Tipos de Eventos
Habitualmente, são realizados quatro tipos de eventos:
- reuniões caseiras (sem periodicidade definida)
- reuniões semanais ou abertas - são encontros de pequeno porte, normalmente promovidos pelos líderes locais e com participação de 10 a 200 pessoas;
- seminários mensais - são eventos de médio porte, de nível municipal ou regional, normalmente tem de 50 a 1000 pessoas;
- convenções quadrimestrais, semestrais ou anuais - eventos de grande porte, podendo ter abrangência regional, nacional ou internacional e com a participação de até 5.000, 10.000, 20.000 pessoas;
- conferências online
As reuniões caseiras podem ser feitas a partir do encontro de duas pessoas. Todos os empreendedores, de qualquer nível, podem e devem fazer reuniões caseiras para apresentar e demonstrar seus produtos e a oportunidade de negócio para potenciais clientes ou futuros empreendedores, bem como fazer acompanhamento.
As reuniões semanais ou abertas são eventos de pequeno porte. Podem ser realizadas em salas de hotéis, restaurantes, etc.
Os seminários mensais são de médio porte, de âmbito regional, e, normalmente, são realizados em salas de hotéis.
As conveções são eventos de grande porte, de nível nacional, com a participação de grande número de empreendedores e geralmente são realizadas em salões de conveções apropriadas. Normalmente são conduzidas por grandes líderes e supervisionadas pela empresa. Nas convenções acontecem palestras de empreendedores de grande sucesso no negócio que narram como fizeram para alcançar os diversos níveis de sucesso tão almejados pelos novatos. São feitos reconhecimentos e entregas de prêmios pelas realizações aos empreendedores que mais se destacam no negócio.
Ultimamente, é cada vez mais comum o uso da internet para a realização de eventos online, como teleconferência ou videoconferência.
Leitura
Tipos de Leituras Recomendadas
Recomendamos, no mínimo, a leitura dos materiais de apoio fornecidos por sua empresa e artigos e livros de autoajuda e motivação, tais como:
- catálogos e folders dos produtos;
- brochuras e revistas da empresa;
- livros de autoajuda, motivação e educação financeira;
- publicações da empresa nas redes sociais.
Duplique. Compartilhe todas as informações que você tem sobre o negócio com o seu grupo.
Midias
As mídias são ferramentas poderosíssimas. São áudios e vídeos fornecidos pela empresa com informações sobre os produtos e de palestras motivacionais realizadas durante os eventos da empresa.
(Editado por Enoque em )