O que é Marketing de Rede?
O Marketing de Rede, também conhecido como Network Marketing, Marketing Multinível ou Marketing de Relacionamentos, é um sistema revolucionário criado nos anos 50 do Século XX para comercialização de produtos e serviços.
É um sistema de distribuição de produtos e serviços a consumidores de varejo por meio de distribuidores independentes, pessoas físicas, sem os intemediários da cadeia de distribuição tradicional e sem os altos custos das campanhas de publicidade.
É um método de revenda de produtos entre amigos e amigos dos amigos (ou parentes).
É um sistema que permite a formação de diversos grupos de negócios independentes trabalhando juntos para alcançar objetivos e benefícios mútuos. Os distribuidores independentes, que são também consumidores finais, adquirem os produtos diretamente do fabricante, com descontos, e, além de poderem revender os produtos e ganhar a margem de lucro, podem também indicar novos distribuidores independentes e ganhar bônus sobre as compras realizadas por seus indicados. Ou seja, você, como um distribuidor independente, forma uma organização (vários grupos) de distribuidores, vendedores e consumidores a partir de você, que podem multiplicar suas comissões na proporção direta do seu esforço pessoal e da sua organização.
É um modelo poderoso de alavancagem de negócio sem necessidade de conhecimento prévio, experiência, estrutura física(loja), status ou altos investimentos para iniciar o próprio negócio.
Podemos entender, também, como uma evolução do marketing tradicional e do sistema de franquias. Mas é muito mais justo do que esses outros dois modelos. Na prática, é uma verdadeira forma de distribuição de renda, a mais justa criada até o momento, pois possibilita uma oportunidade igual para todos, sem nenhum tipo de discriminação, e premia o mérito.
É o meio mais eficiente e eficaz de comercializar produtos ou serviços, tanto que está se confirmando, a nível mundial, a tendência prevista pelos especialistas na década de 90 do século passado.
MARKETING DE REDE VS MARKETING TRADICIONAL
No Sistema de Marketing de Rede, o distribuidor, ou simplesmente empreendedor, faz um contrato com a empresa fabricante ou distribuidora, obtendo o direito de adquirir os produtos e/ou serviços da empresa para consumo próprio e/ou revenda, de acordo com as suas necessidades individuais e a de seus clientes, podendo ainda indicar novos empreendedores que terão os mesmos direitos e assim sucessivamente, até formarem grandes redes de consumidores e/ou vendedores. Outra vantagem do modelo multinível em relação ao tradicional é que os empreendedores mais antigos, mais experientes, da linha de patrocínio, sempre estarão interessados no crescimento dos novos e assim formam uma relação de interesses e apoios mútuos.
Já no tradicional, a figura do varegista dificilmente tem relação direta com o fabricante ou distribuidor e necessita de muita experiência e capital para iniciar um negócio. E os riscos são maiores, pois os concorrentes já estabelecidos no mercado não tem interesse em compartilhar parte daquele mercado.
No Marketing de Rede, a distribuição de produtos ou serviços das empresas é feita diretamente do fabricante para seus empreendedores (varegistas ou consumidores) que ficam encarregados da divulgação e das vendas para seus clientes, que também podem se tornar empreendedores quando bem entender. Enquanto isso, no mercado tradicional, uma enorme estrutura de distribuição com vários intemediários, muita publicidade, alto custo e muito risco necessita ser montada.
É um negócio para você! Hoje, milhões de pessoas no mundo inteiro estão envolvidas neste tipo de negócio, o qual já é responsável por mais de 200 bilhões de dólares (*) em vendas a cada ano. As pessoas estão descobrindo que qualquer interessado pode fazer parte deste modelo de negócio, não importanto religião, sexo, nível educacional ou experiência anterior.
* Dados de 2015.
(Editado por Enoque em )